Evento sobre artesanato é tema de reunião em Paraty, RJ

0
842

Será realizada uma escuta pública – reunião aberta na qual a população expõe suas necessidades – pela Secretaria de Cultura na próxima segunda-feira, dia 31, na sede da secretaria às 17h, no Centro. O objetivo da reunião é organizar e regularizar as Feiras de Artes e Artesanato no município.

Para tanto, a escuta visa definir o local e periodicidade que serão realizadas as feiras, os critérios de seleção dos materiais que serão expostos, em qual lugar será realizado, a divulgação e a programação cultural da feira.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, dentro da política da Secretaria de Cultura há a execução das escutas públicas. Por isso, no ano passado foram realizadas 13 escutas discutindo as artes visuais e artesanato, por isso será realizada no próximo dia 31 a reunião que vai definir as questões práticas da realização da feira.

Em fevereiro deste ano a Arpa (Associação de Artesãos de Paraty) já realizou quatro feiras no Parque da Bandeira, sempre aos sábados, e a expectativa da secretaria é que o espaço seja usado novamente nas próximas feiras. Apesar disso, a assessoria destaca que o objetivo é ouvir as propostas e demandas dos participantes da feira, para que o evento seja realizado junto com o público interessado.

Segundo a assessoria, a organização e periodicidade de realização das feiras é uma demanda dos artesãos há pelo menos 30 anos. O órgão aponta que atualmente a Arpa atende apenas aos artesãos e o objetivo da escuta é ampliar a adesão dos participantes, por isso, há a convocação aberta para que outros artistas contribuam.

A previsão é que a partir de abril as feiras sejam realizadas com periodicidade definida. A Secretaria de Cultura fica na Rua Marechal Deodoro, 442

SHARE